quinta-feira, 7 de maio de 2009

Bica da Rainha


A Bica da Rainha, importante monumento histórico encravado no bairro do Cosme Velho, graças ao projeto "Adoção de Áreas Verdes" da Fundação Parques e jardins (o projeto permite que empresas colaborem com a manutenção de áreas públicas) e o Centro Educacional Miraflores, padrinho do monumento desde 1998, está passando por uma reforma. Em breve a Bica da Rainha estará novamente em uma situação condizente com sua importância histórica.

Além de preservar o monumento, o Miraflores, através deste projeto, conscientiza seus alunos sobre a necessidade de se preservar o patrimônio histórico. A diretora pedagógica Leia Rocha Lima diz que a adoção tem como objetivo ensinar as crianças sobre a importância da preservação dos monumentos de valor histórico, ensinando-as conceitos de cidadania e respeito.
Eventualmente as crianças entre quatro e dez anos são levadas pela escola até o monumento, tendo uma verdadeira aula de história ao ar livre.

A Bica da Rainha recebeu esse nome porque Dona Maria I - Rainha de Portugal e sua nora Dona Carlota Joaquina, nos tempos do Brasil colônia freqüentavam o local em busca das suas águas que teriam poderes medicinais.

Apesar de toda a sua importância histórica e mesmo estando no caminho de um dos lugares mais visitados do Rio, o Cristo Redentor, esse ponto turístico passou muito tempo abandonado pelo poder público, transformando-se em um lugar sujo, entregue a mendigos e usuários de drogas.

A Bica da Rainha guarda um pouco da história do Rio e é mais um importante ponto turístico do bairro do Cosme Velho, merecendo ser respeitada e admirada. Fonte: http://www.bairrodaslaranjeiras.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário