sexta-feira, 15 de maio de 2009

Avenida Brasil

Crédito: http://fotolog.terra.com.br/znorte:34

Esta foto, de 1941, é do ínicio da construção da avenida Brasil, na altura de Manguinhos, próximo a Fundação Osvaldo Cruz. Ao fundo, à esquerda, podemos ver o Pão de Açucar, e um pouco abaixo vemos os hangares do Aeródromo de Manguinhos, que era o novo campo de aviação do Aeroclube do Brasil, fundado em 1911. O Instituto Oswaldo Cruz (atual FIOCRUZ) permitiu que fosse destruída uma pequena elevação que havia em seu terreno para a construção do Aeródromo. O Aeródromo de Manguinhos foi interditado em 1961 sob a alegação de interferência com o tráfego aéreo do Aeroporto Internacional do Galeão e do Aeroporto Santos Dumont.

Um comentário:

  1. O aeródromo foi quase totalmente desativado em 1961, com a mudança do Aeroclube para Jacarepaguá, mas não exatamente "interditado". Havia uma empresa de manutenção de aviões que funcionava lá e por causa dela, o aeródromo ainda operou de forma limitada e com voos apenas eventuais até 1972. Esses poucos voos eram controlados pela torre do Galeão. Lembro de mapas da década de 1970 que ainda mostravam as pistas e a linha costeira bem para trás de onde é hoje (basta ver que a "Praia de Inhaúma" é hoje uma rua bem para dentro da terra, mas manteve o nome).

    Atualmente no local do aeródromo estão parte do Complexo da Maré e o trecho final (ou inicial, não sei) da Linha Amarela.

    ResponderExcluir