quarta-feira, 24 de junho de 2009

Praça de Santo Cristo


Antigo Largo do Gambá no Saco dos Alferes, local que pouco mudou depois desta foto de 28/07/1924. Área de pouca visitação mas com um comercio local farto e boa quantidade de casas do final do séc. 19. Locais tombados e a serem vistos como o Antigo Trapiche Modesto Leal na Rua Santo Cristo, o sobrado Neo-Egipcio da Rua Pedro Alves e na mesma rua mas lá no final a estação de bondes movidos a tração animal e, hoje em dia desfigurada, com sua chaminé a Companhia Usinas Nacionais fabricante do açúcar Pérola perto da Pedra São Diogo, sem esquecer de dar uma olhada no belo teto da fábrica de chocolates Bhering.
Como construções consideradas Arquitetura Moderna temos a Vila Operária da Gamboa (Lucio Costa e Gregori Warchavchik), infelizmente hoje em dia bastante descaracterizada, e o Conjunto Habitacional dos Marítimos logo na esquerda no inicio da Rua da América.
Muitos outros locais eu poderia apresentar mas vamos deixar para outro post. Trabalhei na região por 20 anos e tenho boas lembranças desta área.

Fonte: http://fotolog.terra.com.br/bfg1:565

2 comentários:

  1. ¨O TRIANGULO HISTORICO ¨

    Os bairros da Saude, Gamboa e Santo Cristo, realizam hoje uma fantastica viajem no tempo, que somente os historiadores conhecem da Cidade do Rio. Destacamos os seguintes acervos, artisticos culturais e arquitetonicos destes bairros: Predio do 5° BPMERJ(Praca Coronel Assuncao/Gamboa), o Complexo Fabril do Ex-Moinho Fluminense, atual BUNGE Alimentos S.A.(Gamboa), A Praca da Harmonia, ex-Mercado Municipal(Saude/Gamboa), O Predio da Ex-Escola Estadual Jose Bonifacio, atual Centro Cultural Municipal Jose Bonifacio(Gamboa), Os jardins Suspensos do Valongo,(Saude), O Cais da Imperatriz na Praca Barao de Teffe,(Gamboa/Saude), O Cemiterio dos Ingleses,(Santo Cristo), A Igreja de Jesus Cristo dos Milagres,(Santo Cristo), A Fabrica de Chocolates Bhering,(Santo Cristo), A Igreja de Nossa Senhora da Saude,(Gamboa)O Projetos SAGAS que encontra-se no ostrascimo das burocracias do poder publico.
    E agora estamos recebendo com grandes esperancas, o PORTO MARAVILHA e suas insercoes socio-economicas urbanisticas...DEUS AJUDAI-NOS !

    ResponderExcluir
  2. Procuro informações sobre o projeto do Conjunto dos Marítimos para minha tese de Doutorado: datas, plantas, confirmação da autoria de Firmino Saldanha. Obrigada.

    ResponderExcluir