sexta-feira, 5 de junho de 2009

Aero Clube de Manguinhos


O Aeródromo de Manguinhos era o novo campo de aviação do Aeroclube do Brasil, que foi fundado em 1911. 

Depois do campo de pouso ficar anos nos terrenos onde hoje está o Campo dos Afonsos (uma das bases da Força Aérea), o Aeroclube necessitou de um novo lugar para seu Campo de Aviação do Aeroclube. Então na década de 30 foi autorizada pela esfera municipal e federal a utilização de parte do terreno de Manguinhos. O Instituto Oswaldo Cruz (atual FIOCRUZ) permitiu que fosse destruída uma pequena elevação que havia em seu terreno para a construção do Aeródromo. 

A inauguração do Aeródromo foi uma festividade repleta de autoridades civis e militares e a presença de Getulio Vargas era obrigatória, já que ele era entusiasta do local. 

O Aeródromo de Manguinhos foi com o passar dos anos o principal Centro de Aperfeiçoamento de Instrutores. Havia também, paralelamente, Escola de Piloto de Recreio e Desporto, Lá foi realizado o primeiro Campeonato Brasileiro de Acrobacia. E todos os anos, durante a Semana da Asa eram realizadas concorridas provas aerodesportivas, com a participação de dezenas de Pilotos. 

Na década de 40 vários departamentos forma criados lá, como o de pára-quedismo e o de aeromodelismo. Em 1949, o Departamento de Aeromodelismo foi transformado na Associação Carioca de Aeromodelismo (ACA) e construídas duas pistas circulares à margem da Avenida Brasil, além de instalações para sua Sede de Campo. 

Aeródromo de Manguinhos foi interditado em 1961 sob a alegação de interferência com o tráfego aéreo do Aeroporto Internacional do Galeão e do Aeroporto Santos Dumont.

2 comentários:

  1. Interessante essa história do Aeroporto de Manguinhos. Eu soube que as empresas de manutenção aí sediadas ainda operavam e que as aeronaves podiam decolar e pousar com autorização especia, até pelo menos 1972.

    ResponderExcluir
  2. Depois que aconteceu um acidente aéreo nos céus de Ramos, entre um pequeno avião saído do aeródromo que se chocou com um avião maior, vindo de SP; sendo que este caiu sobre o bairro de Ramos e provocou várias mortes,inclusive dos seus tripulantes; ; o avião menor conseguiu voltar e pousar;foi que o governo resolveu encerrar as atividades do aeródromo. Notícias deste fato são fáceis de serem encontradas na web.

    ResponderExcluir